domingo, 13 de junho de 2021

A NOVA EQUIPE DOS X-MEN NÃO TEM MAIS FUNÇÃO NA MARVEL

 Por: Hds


A Marvel tenta empolgar os fãs dos X-men com uma "postura anos 90", mas a verdade é que eles perderam o propósito dentro do universo da editora.

Mais um quadrinho dos X-men começando do número um vai estrear em 7 de julho de 2021. Escrito por Garry Duggan e desenhado por Pepe LarrazX-men número um traz uma "nova formação" (sendo que talvez o único integrante que nunca esteve no grupo seja Sincro) numa capa que remete muito a antiga equipe azul. 

O grupo vai até Nova York para impedir um ataque de um desconhecido alienígena. Ao enfrentá-lo, descobrem que os poderes deles não funcionam com o inimigo. A formação chegou a ser votada por leitores e tem na lista; Ciclope, Laura Kinney (a wolverine de segunda linha), Garota Marvel, Polaris (culpa dos leitores...), Sincro (nunca ouvi falar nem me importo), Solaris (não tinha ninguém sobrando...) e Vampira. Esta última usando o traje "anos 90", não me pergunte o porquê. 

É fácil perceber que a "diversidade" está presente como ordena a cartilha ideologicamente-babaca da editora. Já que temos etnias diferentes na formação. Coisa que não é novidade desde Uncanny X-men #1


Página de Pepe Larraz com prévia de X-men #1


Os X-men tiveram as melhores décadas de histórias entre os anos 60 e início dos 90 e nesse tempo a coerência e cronologia delas era uma soma à qualidade dos arcos famosos. Perdi a linha narrativa deles ainda na segunda metade dos anos noventa e nunca mais consegui acompanhar. É claro que tiveram fases boas ou ótimas deles desde então. Mas daquele final de época nas mãos de Chris Claremont, John Byrne, Dave Cockum, Len Wein e todos os artistas excelentes que trabalharam com os mutantes, uma bagunça se instalou em várias linhas de tempo diferentes. O leitor foi obrigado a filtrar cada vez mais as fases boas que se tornaram poucas. Após a política de substituição de personagens por versões baratas e ideologizadas dos anos 2010, a qualidade caiu mais ainda. 

A fase relativamente recente de Jonathan Hickman reavivou o interesse de muita gente. Mas a verdade é que ela tem falhas lógicas que dissolvem a proposta do escritor de levar os X-men para Krakoa e torná-los "independentes". 


Isolados e vivendo sob regras próprias os X-men perderam
                                                        o propósito no Universo Marvel


O texto abaixo é do site O Vício e não identifiquei se saiu do autor ou não, mas descreve a nova equipe:


"Os X-men são...Destemidos! Os heróis de Krakoa estão aqui para salvar o planeta! (depois de abandonar a população dele e se isolar?) As coisas podem ser complicadas entre a nação de Krakoa e o resto do mundo, mas para os X-men, as coisas são simples - você faz o que é certo (complicando mais a briga entre humanos e negando contato?), você protege aqueles que precisam de proteção e salva o mundo que todos compartilhamos. (compartilhar fechados numa ilha onde só leis e cultura mutante vale?). Ciclope, Garota Marvel, Solaris, Vampira, Wolverine, Sincro e Polaris são os campeões escolhidos dos mutantes, e eles não vão desistir de nenhuma batalha pelo seu planeta natal." Curioso, já que eles desistiram de lutar pela humanidade inteira quando se enfurnaram em Krakoa. O "resto do mundo" agradece a esses X-men adolescentes-birrentos...

Hoje com a baixa qualidade geral das tramas na Marvel, é comum os leitores que ainda ficaram pra sofrer lendo esse material achem algumas histórias "bombásticas". O marketing rasteiro da editora ajuda, mas a burrice dos leitores em não saber identificar uma boa história nem que ela morda o nariz deles é a causa principal. A fase do Hickman com certeza tem pontos fortes. Mas é amparada numa base sem logica e vai desmoronar. Acho que ele mesmo sabe disso. Não atuar como heróis para quem precisar e somente para o próprio grupo contradiz toda origem dos personagens.

Os X-men são super-heróis típicos. Querer enxergar algo muito além disso neles é idiotice de escritores metidos a "moderninhos" como Grant Morrison ou Greg Rucka. Esses aí não ligam pro que são esses personagens. Querem usar a fama e aprovação de décadas deles como veículo para ideias tendenciosas e alienantes. É por isso mesmo que essa equipe já nasceu fadada ao esquecimento. Por que nem a Marvel e nem os criadores querem contar boas histórias. Daí o desespero para encaixá-los de novo em ambientes humanos. O que querem é reciclar a carne do último cachorro morto para conseguir alguns trocados, vendendo para fãs que ainda tem alguma esperança de ver os mutantes na antiga boa forma. 


8 comentários:

  1. Gente não sou de comentar quando o texto é ruim, só deixo passar, mas olha...o seu ta de parabéns de tão ruim e negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em quê exatamente ele é ruim? No fato de você não concordar com ele? Por que você não mostrou ponto algum do texto que seria "ruim", só falou mal. E quanto ao texto ser "negativo", não! Negativo é pegar super-heróis e encher de panfletagem defecando na memória dos criadores.

      Excluir
  2. O cara nem esconde que é mó reaça kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não esconde que não tem nada melhor pra dizer do que tentar colar um selo de "reaça" nos outros. Quando você crescer e aprender a argumentar volte aqui nesse texto...

      Excluir
  3. É osso sendo divertida tabom fazer oque?

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo, X-Men por si só já estavam engajados em causas sócias, agira se perderam nessa mer#@ de lacração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente como esse "Lin" no comentário acima que deve achar que hqs são panfletos políticos. Super-heróis foram criados pra entreter. Se quiser ler jornalzinho de partido político vá ler publicações do Psol.

      Excluir
    2. Tem gente feito esse Lin no comentário acima que deve achar que hqs são jornalzinhos de militância. Super-heróis foram feitos pra divertir. Se quiser ler panfleto vai procurar uma publicação do Psol.

      Excluir