sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A ARTE EM... METAL SLUG


Por:Hds.



Pretendo fazer destes textos sobre ilustradores uma espécie de série,mas sem nenhuma pressão ou prazo.Textos como esse me dão uma satisfação gigante em publicar no blog e vou continuar com eles sempre que surgir um bom artista como tema.

Como o título acima entrega,falarei sobre a equipe de artistas que trabalharam na popular saga de jogos "run n' gun" da Nazca Corporation;Metal Slug.Você leu certo;equipe.Pois é um tanto difícil determinar exatamente quem são as pessoas que desenharam as arte conceituais da série,sendo que antigamente várias empresas de jogos japonesas não permitiam que seus funcionários levassem crédito pelos seus próprios trabalhos.Algo como visto nos créditos do jogo Castlevania da Konami e uma prática bastante comum(infelizmente)em jogos do NES e SNES na década de 80 e 90.

O primeiro jogo Metal Slug contou com a participação de artistas e programadores na época pertencentes ao quadro de designers da Nazca citados pelos pseudônimos (ou nomes)de;Akio,Susumu,Kazuma Kujo,Max.D,Tomohiro,T.Okui.É difícil determinar quem exatamente fazia a arte conceitual entre eles,mas acredito que seja um dos três primeiros citados,o verdadeiro designer da série.Existe um mistério por traz da autoria do design e outros trabalhos assinados por esses desenvolvedores,já que os mesmos se recusam a dizer quem fez o quê ou dar os nomes reais de quem trabalhou no jogo.Vai entender...

Não posso fazer muita coisa para trazer uma biografia detalhada do autor neste post, mas vou tentar ao menos mostrar o significado das artes através de minhas impressões pessoais.



Quando ainda era adolescente,eu comecei a frequentar um fliperama perto da escola em que estudava para matar algum tempo antes das aulas.Era um época excelente em que você chegava numa casa e jogos e encontrava joias como;The King of Fighters,Street Fighter Alpha(Zero),Zed Blade(jogo de nave da melhor qualidade),Fatal Fury,Cadillacs and Dinosaurs,Samurai Showdown,Alien vs Predator(bem antes dos filmes),Marvel vs Capcom,Shock Troopers e muitos outros memoráveis.

Foi numa dessas idas que percebi um jogo barulhento,agitado e caricato;o Super Vehicle 001-Metal Slug.



De entrada,a abertura do jogo mostrava um tanque avançando no escuro e disparando uma bala com uma animação em 2d perfeita.Logo que começava a partida,era fácil perceber que se tratava de um jogo com visual inigualável.Detalhismo impressionante em cenários desenhados artisticamente.Um trabalho gráfico que conferia ao jogo uma textura densa com camadas de sprites bem modelados.E mesmo seguindo uma linha cartoon,Metal Slug possuía uma ambientação que situava o jogador de forma aprofundada.

Antes de Metal Slug os designers da Nazca já haviam feito trabalhos parecidos,mas foi nele que os caras se superaram.

O design de fases progridem de maneira a variar entre ambientes de selva,cidades destruídas pela guerra e tomadas pelo exército rebelde(com bandeiras parodiando a suástica nazista),portos cercados por barcos inimigos,uma fábrica de guerra,florestas geladas,montanhas e mares.



As cidades e ruas tinham um tom marrom e cinza que retratavam bem o clima depressivo parecido com o das cidades europeias atacadas durante 2º Guerra Mundial.Prédios e carros que se destruíam com uma gama de detalhes absurdos dando a impressão de ver uma pintura cartunizada em movimento.



As ilustrações de Metal slug,na minha opinião,são a alma do jogo.É só pensar que jogos de tiro/plataforma existiam aos montes na década de 90,mas com qualidade e perfeccionismo nesse nível não havia nenhum.

Os personagens no jogo não são visualmente artísticos.São feitos para funcionar como figuras cômicas e caricatas,embora a série tenha uma lista de inimigos ótimos e graficamente interessantes.






De todos os tipos de objetos,cenários e figuras que compõem o universo do jogo,definitivamente,o que me agrada mais é o artwork dos tanques e chefes de fase que são simplesmente brilhantes.




Deve haver um termo para isso,mas eu sempre gostei de designers de veículos miniaturizados(estilo SD-super-deformed).Algo não tão frequente no meio artístico,mas com expoentes conhecidos como o mangaká Akira Toriyama.
Ou nos desenhos de maquinas de Katsuhiro Otomo(em proporções normais).


A verdade é que sem a capacidade de transportar a atmosfera de terror e ficção dos designs para o próprio jogo Metal Slug jamais teria sido o que foi;um exemplo de trabalho dedicado e competência em animação 2d dignos de respeito.Meus mais sinceros parabéns aos seus responsáveis,por toda a diversão que me ofereceram.Sejam eles quem forem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário