terça-feira, 7 de abril de 2020

MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES "REPREENDE" MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Por: Hds.





O Ministro da educação Abraham Weintraub postou na página dele no Twitter um questionamento em tom de brincadeira sobre quem está lucrando com a epidemia do vírus chinês. Usou uma linguagem estilo Cebolinha pra ironizar uma capa do quadrinho "Saiba Mais" onde o tema era a China. Vejam o post abaixo:




Isso foi o suficiente para jornais e sites (em mídia física ou online) mostrarem todo o "repúdio" ao texto do ministro. Mas, numa atitude previsível e fútil, a Mauricio de Sousa Produções resolveu se declarar incomodada com a postagem e respondeu oficialmente no infame jornal Folha de São Paulo:


"Não autorizamos o uso de nossos personagens nessa postagem. A Mauricio de Sousa Produções tem uma relação de muitos anos de amizade e admiração com o povo da China.
A nossa primeira publicação naquele país foi justamente sobre o descobrimento do Brasil. E, por aqui, fizemos um Saiba Mais! (nossa publicação que aborda diversos assuntos educativos) para mostrar um pouco da rica História da China para os leitores brasileiros.
Porque há 60 anos, a Turma da Mônica preza pela amizade entre todos os povos. E continuará sendo assim."


Em primeiro lugar, quem disse que o ministro (ou qualquer cidadão precisa de autorização da MSP pra postar uma imagem que notoriamente não visa fins lucrativos? Quer dizer que todos os que fizeram memes e paródias sobre os personagens da MSP na internet tem que pagar royalties a ela agora?


Ei Mauricio! Não vá esquecer de cobrar direitos por esse aqui certo? Vocês estão "tomando chapéu"!

O quadrinho foi lançado em julho de 2011 pela Panini e o ministro usou a imagem pra debochar do tema da hq em relação à política chinesa, e não pra criticar os personagens. Mas pra MSP não existe humor vindo de gente com a visão política de Weintraub. Se ele faz piada ou ri de algo é maligno, irresponsável e está se apropriando das imagens. Pode apostar que vários jornais, sites canais de tv entre diversos meios de comunicação já usaram material da MSP, mas como muitos deles são concordantes com as ideias de Mauricio de Sousa ou da empresa dele, não levaram "bronca" nenhuma.


Com o empresário criador da Turma da Mônica é assim, pode até usar seus personagens pra veicular ideias políticas, desde que sejam com esse tipo de viés abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário