quinta-feira, 9 de novembro de 2017

BRIAN MICHAEL BENDIS SAI DA MARVEL, VIRA EXCLUSIVO DA DC E...QUEM SE IMPORTA?

Por: Hds.

Bendis é um bom roteirista, que se fosse esperto o bastante teria pulado fora da Marvel antes dela ficar toda zoada...

Este vai ser um dos textos mais fáceis que já escrevi para este blog. Mesmo por que o tema aparenta ser uma "bomba" dentro do mundinho maçante e estático da indústria de comics. Mas não passa de um fato corriqueiro.

Depois de quase 17 anos dentro da Marvel escrevendo a maioria do elenco de estrelas da editora, Brian Michael Bendis saiu da "Casa das Ideias". E não só fez isso como já assinou contrato de exclusividade com a DC, depois de uma nota burocraticamente escrita para definir o quanto sua passagem pela empresa foi importante. O quanto formou sua carreira profissional ou sobre o amor que tem pelos personagens com os quais trabalhou. Esse tipo de obviedades.

Comunicado oficial da DC confirmando que Bendis consta no time da editora agora.

Não estou bancando o machão "insensível" quando digo que não me espantei de maneira alguma com a notícia. É que eu não ligo mesmo! 

Você pode ter certeza de que nos EUA devem estar pegando fogo as redes sociais nerds e fóruns de discussões inúteis acerca da saída do escritor, que por mais de uma década foi o símbolo da Marvel. Mas é claro que isso ia acontecer um dia! Pegue a biografia de qualquer profissional de hq's experiente e famoso, mesmo que a qualidade de seu trabalho seja duvidosa, e constará certamente diversas empresas por onde passou. A Marvel, inclusive, não foi a primeira onde o careca trabalhou. Só foi aquela onde construiu sua reputação!


Escrever o maior herói da Marvel explodindo nos cinemas por si só já faria a fama de qualquer escritor certo? Errado. Bendis se tornou aclamado pelos bons roteiros e volume de trabalho gigante.

Mas pros leitores borrarem as calças de excitação, ainda temos a virada "escalafobética" que foi o gordinho ir correndo assinar um contrato de EXCLUSIVIDADE com a DC. É muita "emoção" pro coraçãozinho dos fans...
Justo o roteirista que costumeiramente era visto em longos embates via internet, defendendo a editora como um verdadeiro fanboy apaixonado. Lembram do "vale-tudo" do Bendis com Grant Morrison e demais artistas?

Lembro que a primeira vez que ouvi falar do escritor foi na segunda encarnação da revista Wizard Brasil nº 11 (Panini). Nessa edição trouxeram uma matéria que enaltecia a carreira e os trabalhos do autor. Aliás, "enaltecer" não seria a palavra certa pra descrever a babação de ovo descarada dos redatores americanos com Bendis. Hábito esse que pode ser devidamente comprovado, caso se confira a entrevista com Rob Liefeld ainda na antiga versão pela editora Globo.

Na matéria da Wizard podem ser pescadas verdadeiras perolas da boca do próprio escritor:

Questionado sobre o personagem Batman, Bendis mandou na lata que provavelmente nunca escreveria nada do morcego pois: "não sinto pelo Batman o mesmo que sinto por outros personagens". Eu reconsideraria se fosse ele! Afinal de contas as coisas mudaram "um pouco" de figura e os DCmalas logo estarão cobrando que ele prepare algo pro cruzado de capa!

Outra impagável foi a resposta sobre como se enxergava no mercado de comics: "Não sou o sujeito mais poderoso. Esse posto é do cara que compra gibis, pois foi quem votou em mim". Que frase comovente do carequinha não? O curioso é que quando os leitores da Marvel soltaram fogo pelas ventas por causa das merdas que ele, sob o aval da editora, fez com diversos heróis. Ele cagou pros mesmos "caras que compram gibis" quando eles "votaram" por jogar toda as mudanças no lixo!

Invasão Secreta, A Era de Ultron e Guerra Civil 2 foram execradas pelos leitores mais severos.

Não me levem a mal. Eu considero Brian M. Bendis um escritor talentoso. Ele tem pontos muito positivos como saber escrever histórias bem amarradas. Ter sacadas interessantes sem apelar pra excessos de retcons. Escreve bons diálogos. Tem uma boa noção de como os personagens funcionam e conhece a cronologia básica de cada um deles. Além disso, mesmo sendo prolífico, mantém um bom nível de qualidade. Algo que falta na maioria dos roteiristas de hoje.

Mas em compensação, às vezes põe conversas demais e ação de menos. Tenta encaixar ideias forçadas que desvirtuam os heróis. Inicia sagas megalomaníacas que prometem algo bombástico e entregam tédio. E o pior de tudo: contribuiu para descaracterizar personagens sendo anti-profissional e acenando a cabeça para as aberrações propostas pela Marvel.

Nada pessoal gente! São só negócios...

É evidente que uma movimentação como essa dá uma agitada no panorama bucólico da indústria nos EUA. Que na maioria das vezes fica restrita aos eventos banais de sempre. Embora o "equilíbrio da balança" esteja pendendo mais pra DC no momento. Isso é certo! 

Deve haver uma legião de fanáticos das duas editoras se indagando neste exato segundo: "Meu Deus!!! Imagina o que ele vai fazer na DC?". Sei lá, talvez o mesmo feijão-com-arroz que vinha fazendo na Marvel? O que eu sei é que essa novidade vai beneficiar mais o próprio Bendis. Sendo que ela pode reacender o interesse dos fans que já andavam ressabiados pelas cagadas que o autor vem fazendo de uns anos pra cá.

Brian Michael Bendis teve um começo excelente na Marvel. Fez coisas muito boas e outras ruins, mas o problema é que foi se tornando cada vez mais desleixado e condescendente.

É possível que dessa reviravolta na carreira do escritor surja algo empolgante? Com certeza! Mas vou fazer aqui vai uma "premonição" para os leitores impressionáveis e inexperientes.Uma notícia vinda do futuro que vai abalar as estruturas da indústria de quadrinhos:


BOMBA, BOMBA, BOMBA!!! BRIAN M. BENDIS RETORNA À MARVEL!!!


Fontes: Comic Book Resoucers, Wizard Brasil e Wikipedia.

2 comentários:

  1. Bem-vindo Luiz. Não conheço quase nada dos trabalhos dele, mas achei a história de "transplante" de mente do arco onde o Octopus usa o corpo de Peter Parker muito besta. Parecia aqueles episódios de desenhos dos anos 80 onde sempre havia um onde alguém encolhia, trocava de mente, virava vilão ou alguma bobagem desse tipo.Parece um escritor fraco e nunca ouvi falar de nada grandioso vindo das hqs dele.

    ResponderExcluir