quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PIADA PRONTA: GAIL SIMONE NO 1º CROSS-OVER DE CONAN E MULHER MARAVILHA



Por: Hds.
O cross-over dos personagens é inédito nos quadrinhos

Em setembro, a DC Comics em parceria com a Dark Horse vai lançar uma minissérie onde o bárbaro de Robert Ervin Howard e a amazona vão atuar juntos. A série terá seis edições, roteiro assinado por Gail Simone e desenhos de Aaron Lopresti.

Conan foi criado em 1932 (85 anos) e a M. Maravilha em 1941 (76 anos), e por incrível que pareça nunca foram publicados numa mesma história. Na trama, Diana e Conan vão ser escravizados pelo vilão Dellos e abrigados a lutar em arenas.

Aposto que você viu essa imagem e pensou: "vai ter um romance entre os dois?"

É justamente pelo fato desse encontro nunca ter acontecido que é uma verdadeira desgraça ter caído logo nas mãos de Gail Simone.

Simone é conhecida pelas ideias feministas e faz questão de trazê-las para seus quadrinhos. Costuma subir em palcos de convenções mundo afora palestrando sobre "empoderamento" das heroínas nas grandes editoras. Também costuma marcar presença nas redes sociais sempre debatendo sobre o papel das mulheres nas hq's. Esse tipo de leseira pra gente que não gosta de quadrinhos de verdade e só vê nesse meio uma forma viável de fazer militância.

Apesar de ter escrito uma fase da guerreira Red Sonja, isso não gabarita a escritora a  assumir um projeto desse calibre. Simone não tem obra alguma que se destaque, ou seja listada sequer entre os melhores da década passada.

Um encontro como esse poderia render uma história muito boa, mas não pelas mãos de Gail Simone.

Qualquer leitor que tenha experimentado ler sequer um arco de Conan do Dream Team: Roy Thomas, John Buscema, Barry Windsor-Smith, Alfredo Alcala, Esteban Maroto, Neal Adams, Gil Kane, Dick Giordano, Ernie Chan, Frank Brunner entre tantos talentos excepcionais, deve ter ficado abismado com a qualidade. E não esqueço de Joe Jusko com sua sequência inacreditável de capas para The Savage Sword of Conan. Sendo assim, como não pensar que a maior vítima dessa empreitada vai ser (novamente) o bárbaro?

Conan nesse nível aqui você não verá nem tão cedo...

E agora chegou a vez do personagem sofrer nos dedinhos roliços e engordurados de Gail Simone. A justiceira feminista (e por isso mesmo) totalmente avessa à visão clássica da criação de Howard. Com direito aos comentários favoráveis da turminha de pela-sacos do site Terra Zero, afirmando que Lopresti e Gail são: "duas das pessoas mais preparadas para contar uma história da M. Maravilha e do Conan". É de foder mesmo...

Esse é um daqueles casos em que nem se precisa cogitar o resultado. O máximo que teremos aqui, a despeito de qualquer otimismo caolho, é uma historinha besta, adequada às "correções" criativas broxantes feitas pela roteirista. Nem os desenhos de Aaron Lopresti parecem salvar o que aparenta ser um desastre anunciado, já que são bem leves e não possuem a atmosfera ideal para batalhas e sangue voando.

O que eu posso dizer sobre isso? Bem, eu tenho que ser curto e grosso: Fiquem bem longe dessa pilha de bosta!!!

Gail simone afia sua espada para castrar Conan.

Fontes: Comic Book Resources, Wikipedia e Guia dos quadrinhos.

4 comentários:

  1. Olá Luiz. O estilo de arte visto na Espada Selvagem de Conan está cem mil pés acima dessa coisa genérica e limpinha do Aaron Lopresti. Alguém poderia argumentar que ela deve ser neutra para não descaracterizar a M. Maravilha. Mas ela ficaria bem mesmo num estilo do tipo de caras como Barry Windsor ou John Buscema. Parece aqueles desenhistas fracos da Image Comics.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Seja bem vindo e fique à vontade para ler outros posts.

      Excluir