segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A "GRANDIOSA" VOLTA DO TIO BEN


Por:Hds.

O site CBN mostrou num preview da edição número 12 de Amazing Spiderman em que o Tio Ben vai reaparecer depois de décadas. E mesmo que existam especulações de que seja somente uma versão de um outro universo, já é possível sentir o mal cheiro de historia podre no ar. Faz um tempo que a biografia do homem aranha vem sendo estraçalhada por eventos cada vez mais estúpidos e trazer o tio de Peter Parker de volta só evidencia o descarrilamento editorial pelo qual a Marvel vem passando.

No meio da euforia da onda de filmes com heróis no cinema os assuntos mais escabrosos da indústria acabam passando despercebidos e os fãs ficam sem entender o porquê de toda essa bagunça. A Marvel está envolvida numa briga ferrenha com o estúdio Fox que detém os direitos dos X-men e do Quarteto Fantástico nas telas. Sendo que a Sony tem os direitos do Homem Aranha. A editora fez críticas pouco sutis, cancelou revistas de personagens dos filmes da Fox com a ideia de minar próximo lançamento do quarteto e apertou ainda mais a corda no pescoço dos escritores e desenhistas.

Se alguém tinha alguma dúvida se as bilheterias influenciam nas decisões criativas agora pode jogar a dúvida na lata do lixo. Pois a declarada intenção de "aproximar" as hq's dos filmes deixa claro a ganância burra dos executivos da Marvel. Estagnar o universo dos heróis com sagas que se repetem, personagens que voltam da morte e o ridículo e desesperado crossover com o mangá Ataque de Titãs só mostram a ânsia de turbinar as vendas.

Se pensarmos que os filmes realmente bons que foram feitos tem como base de roteiro historias clássicas, o que vai acontecer quando elas se esgotarem? É pura arrogância querer fazer o caminho contrário quando se sabe que é nos quadrinhos que elas são criadas. Eu confesso que estou muito mais preocupado com o resultado de tudo isso nos quadrinhos do que no cinema. Já que um dia, querendo ou não, os super-heróis serão substituídos por outros temas e o dano causado  por essa encrenca ainda vai permanecer por muito tempo. Olhando por esse ângulo, parece que trazer o bom e velho tio Ben de volta acaba sendo a menor das asneiras que "Casa das Ideias" pode acabar fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário