Por:Hds.
Neste final de mês, o editor sênior da Panini Levi Trindade esteve na loja Empório HQ e concedeu uma longa entrevista aos canais de You Tube: Iniciativa HQ e Distopia Cast. Os assuntos abordados vão desde futuros lançamentos até a nova política de reimpressões. Vou fazer aqui uma análise acerca das peguntas mais relevantes listadas na ordem em que foram feitas e tentar aplicá-la dentro da minha visão como consumidor. Recomendo, logicamente, que vejam o vídeo no You Tube antes de ler a matéria.
Resposta ao Guilherme do "Mamute Insano":nessa pergunta foi usada como exemplo de uma boa opção ao indigesto "mix",o título Batman Eterno que possui 28 páginas e é entregue por R$3,50.O editor afirma que o mix é o melhor custo-benefício para o leitor,mas desde a época da editora abril,na verdade,o mix só é bom para a própria editora.Ele chega a dizer que talvez o caminho seja testar formatos diferentes com papel lwc ou duas histórias por edição,mas desconsidera o fim do formato atual dizendo que seria difícil 50 ou 70 edições sobreviverem nas bancas como é feito no mercado americano.
Em primeiro lugar é óbvio que esse esquema não daria certo no
brasil,sendo que é comum ver várias edições serem canceladas lá fora pouco
tempo depois de lançadas em algum mega-evento como os novos 52.O que eu posso
ver é mais uma editora detentora dos universos Marvel e DC tentando justificar o
fato de estarmos em 2015 e ainda não termos a opção de escolher o que ler ou
não.Eu entendo a questão dos impostos que encarecem todo o processo de
publicação,mas é totalmente possível colocar somente nas bancas as sagas ou
personagens que estivessem melhor cotados e realmente não há vantagem nenhuma
em ler material ruim agrupado no mix.A própria Batman Eterno é a prova disso!
Em
algum momento poderia ser dito(e possivelmente já foi dito isso várias
vezes)que edições com compilações de histórias mensais são uma imposição das
editoras estrangeiras,mas pra mim isso é desculpa esfarrapada,pois como
compradores temos o direito decidir a melhor forma para o produto à
venda.Embora as editoras nacionais nunca tenham levado essa noção muito a
sério.
Resposta ao Gnann:Aqui o editor afirma que não há motivos para acreditar que exista uma
briga com a editora Salvat já que as duas possuem um acordo comercial.O curioso
é que mesmo sendo assim,as edições da Salvat não deixam de sair cheias de erros
entre outras falhas.Neste caso,a Panini sendo uma multinacional deveria ter
cacife para garantir qualidade também nos produtos de sua parceira de negócios.
Depois disso Levi trindade cita como exemplo de uma publicação que foi
devidamente concluída:a série Preacher.A revista era tida como azarada e diziam
que nunca seria finalizada por aqui.Virou uma piada para os leitores(que
amargaram seu cancelamento várias vezes),e foi tratada com cinismo pelos
editores(que falavam sobre a “maldição de preacher”).O que não foi realmente
dito até hoje é a verdade:que Preacher foi vítima de mais pura e simples
incompetência das editoras brasileiras,bem como outras séries do selo Vertigo.
E então temos algum espaço para a boa e velha choradeira sobre como é
difícil publicar quadrinhos no brasil por causa da nossa economia.O curioso é
que ainda no início dos anos 2000 a editora abril deu o primeiro passo para a
elitização desse mercado,enfiando goela abaixo a infame linha Premium que
provocou o abandono dos quadrinhos em gerações inteiras de consumidores.E a
panini só vem reforçando essa política.
Ainda respondendo ao gnann,o editor destaca o fato de Transmetropolitan e
ZDM não terem sido finalizadas pela falta de retorno dos leitores.Engraçado
não?E eu pensando que o motivo seria preço de capa astronômico e o
desnecessário padrão de luxo que havia provocado o atraso.Se tivessem sido
postas em bancas com o formato de 100 Balas ou ExMachina ela já teria sido,com certeza,terminada.
Resposta ao Fernando Bedin do “Central Hqs”:Somente uma questão nas perguntas do Fernando
me chamou a atenção:a atitude mostrada por ele,um vlogueiro do YouTube e também
por muitos blogueiros e leitores que se manifestam na internet,de aceitar e
chegar até a implorar por edições cada vez mais luxuosas.Será que eu preciso
dizer porque uma encadernação no estilo Omnibus deveria ser temida e não
esperada com ansiedade pelas pessoas?Eu li hqs desde a década de 80 até meados
de 2001,quando parei por causa da “reformulação abril” nas revistas Marvel e
DC. Daí,lembro que quando voltei a comprar em 2006,a primeira coisa que notei
foi o aumento exorbitante nos encadernados que havia se tornado não só
comum,como já aceito pela maioria dos compradores.
Vou dizer neste texto algo
que infelizmente não consigo ler ou escutar em lugar nenhum:acho uma total e
completa irresponsabilidade de pessoas de estados como Paraná,Rio de
Janeiro,Minas e São Paulo tentando falar pelo resto do país sobre o que é
aceitável ou não nos valores pagos em quadrinhos.Deixem de ser tacanhos e
convenientes e entendam que o padrão de vida em São Paulo(conhecido estado mais
rico do Brasil)não é o oficial,só porque é lá que se produzem e vendem mais
títulos!
No mínimo é um tiro no pé torcer pelos artigos de colecionador,pelo
fato de que os impostos e a moeda fraca tornam a aquisição desses itens(que
devem ser considerados de segunda ou mesmo de terceira importância por, pelo
menos, os consumidores mentalmente saudáveis)um sofrimento inútil.Sem falar
no histórico positivo que tramas longas como Fábulas tem de serem editadas com
rapidez e custo atraentes,justificando o meio viável de serem editadas.
Resposta ao Vidal do canal “Na Disciplina”:De volta ao tema revistas mix.O Vidal
pergunta se as ditas edições mix não são feitas de propósito pra incluir
conteúdo podre contra a vontade do leitor.L. Trindade lembra de casos em que
algumas fases são tão execradas lá fora,que nem vale a pena trazê-las pra
cá.Mas a ideia de publicar somente as sagas ou arcos bons somente se reforça
com isso.Pare pra pensar que tanto um leitor novo ou um experiente teriam
exemplares de peso saindo nas bancas e livrarias,e sobre a
continuidade,bastaria por matérias ou textos explicando o que havia se passado
para situar o leitor(prática essa que é bastante útil e vem sendo utilizada a
um bom tempo).
Defendo a afirmação do editor de que se houver uma fase imprestável,mas
ela der lucro,ela deve ser mantida.Afinal de contas, se você sabe que ela não
serve é só não comprar a história.O problema sempre vai estar no ato de forçar
o leitor a engolir o que ele não quer,fazendo parecer que o mercado depende
disso.Mesmo que no final se pagasse mais caro pela edição de 24 páginas ainda
sairíamos ganhando,como no caso da Batman Eterno citada acima.
Na segunda pergunta sobre papel,preço e disponibilidade o editor da Panini
dá uma resposta no mínimo enrolada e contraditória(quando o assunto é dinheiro
sugiro que leitor se acostume a ouvir esse tipo de resposta insólita).Falando
dos fatores:tiragem,custo,gráfica e quanto pode acabar custando dos volumes especiais.Mas espere aí,não é a editora que decide(por você)o acabamento final
deles?
Não tem lógica nenhuma repetir que o papel é cotado em dólar e depois
dizer que a tiragem menor vai custar mais caro produzindo em papel de luxo,pois
se vai ser assim,então façam com material mais barato como o LWC.
Resposta ao Márcio da Empório HQ:No assunto “formato” Levi ainda disse que foi
muito cobrado para que HellBlazer Origens e Infernal fossem feitas em LWC ao
invés de pisa-brite.E comentou “eu acho que não” e completa com “se nem a DC tá
fazendo isso por que agente vai inventar a roda?Ӄ mesmo Levi?Isso significa
que é a DC quem determina como vamos consumir um produto e não nós mesmos que
bancamos a simples existência deles?
E alerta que se algumas das séries saíssem
em LWC,talvez nem tivessem saído.Se é deste jeito(e eu sei que não é),o que
pensar de 100 Balas sendo terminada com 15 volumes exatamente em LWC?Não
vou nem falar da marmelada com o monstro do pântano.
Resposta ao Ruligans da Empório Hq:Sobre a “tara da Panini com o Grant Morrison”.Se
existe uma dúvida urgente que poderia ser respondida é como funciona o processo
de negociação dos direitos sobre as publicações.Alguém pode até dizer “mas você
ainda não sabe?”.E minha resposta será,sem culpa nenhuma,”não”.Até porque as
editoras,desde sempre,nunca fizeram muita questão de explicar os seus
negócios.Já ouviu que quem não deve não tem nada a esconder?Pois é.O detalhe da
pergunta fica no fato do editor ter admitido que boa parte das sagas do autor
já saíram no brasil,mas onde estão a Patrulha do Destino,The Filth,Zenith
ou a série da liga que não foi sequer terminada?
Em outro momento Ruligans questiona sobre o fato da comunicação através do
Hotsite da editora ser desvantajosa para o público.Neste quesito a Panini
sempre tomou de lavada da JBC,que foi(pelo que eu me lembro)a primeira a criar
um canal no YouTube, ajudando a estreitar o contato com os leitores.O canal da
Panini veio bem depois,é claro.O site paninicomics é bisonho e confuso,o blog
da Vertigo é tão lento que chega a acumular poeira e a página do Facebook e o
canal apenas mostram algo novo de vez em quando(enquanto a JBC não para de
anunciar novas surpresas).O importante é perceber que essas empresas finalmente
estão enxergando que existem seres humanos por trás das vendas de suas revistas
e que eles cobram satisfações.
Bem,esse foi o apanhado da entrevista com o editor Levi
Trindade.Lembrando que apesar de discordar de algumas ideias dele,isso não
significa que eu o odeie de morte!A Panini se tornou a maior editora do país
concluindo títulos negligenciados por outras editoras,republicando de forma
decente histórias que mereciam atenção,consolidando o bendito ”formato
americano”,ajudando a ampliar os estilos mais variados de hqs e publicando
séries longas continua e respeitosamente até o final.Nota:A política de reimpressões permanentes é simplesmente excelente e ajuda
a combater preços especulativos em certos sites de compras da internet.
Segue agora a lista de anúncios feitos durante a FestComix 2015 e na
própria entrevista(fonte:Universo Hq):
•DC Comics:Batman e Filho,Batman-Descanse em Paz,Batman –O Retorno de Bruce
Wayne,Batman-O Filho do Demônio,Batman-Piada Mortal,Coringa(Brian Azarrelo e
Lee Bermejo),Batman-A Corte das Corujas,Superman-À prova de
balas,Flash-Seguindo em frente,Aquaman-As Profundezas,Liga da
Justiça-Origens,Superman-Brainiace também O Reino do Amanhã•Vertigo:Preacher,O
Homem-Animal de Grant Morrison,Astro City,Promethea,Y-O Último Homem,ZDM,The
Authority,Transmetropolitan,Sandman-The Overture,Sandman e Watchmen(que
segundo a editora estarão sempre em catálogo a partir de agora)•Especiais:Superman-Entre
a Foice e o Martelo,Crise nas Infinitas Terras,Crise Final,Crise Infinita e Odisséia
Cósmica.
•Marvel:(republicações)Terra
X,Universo X e Paraíso X,Supremos(os três volumes)• Deluxe:Guerra Civil,Thor- Renascer dos Deuses,Thor-Em Nome do
Pai,Homem de Ferro-Extremis e as séries completas dos Vingadores e Capitão América•LinhaMarvel:HomemFormiga-Prelúdio,HomemFormiga-Mundo
Pequeno,Excalibur,Gavião Arqueiro(Matt Fraction e David Aja),Viúva Negra(em
2016),Punho de Ferro-A Arma Viva,Cavaleiro da Lua(Warren Ellis),Justiceiro(encadernados),Os
Novos Vingadores-A Busca Pelo Mago Supremo ,Biblioteca Histórica Marvel-Surfista
Prateado,O Espetacular Homem-Aranha•Encadernados
Nova Marvel:Homem-Aranha-Último Desejo,Homem-Aranha Superior,Fabulosos
Vingadores,Thor e X-men•Star Wars:Star
Wars e Dart Vader,Star Wars Legends,Star Wars-Episódio IV-Uma Nova
Esperança,V-O Império Contra-Ataca,VI O Retorno de Jedi.
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